Os paranaenses enfrentaram quase uma semana de frio intenso, com sucessivas quedas ainda maiores de temperatura devido ao ingresso de um segundo pulso de ar gelado na última sexta-feira (10).
Logo após o deslocamento de uma frente fria na segunda-feira (06), o ar polar entrou com força derrubando as temperaturas e proporcionando o registro de geada ampla e até de forte intensidade entre quarta (08) quinta (09), sexta (10), sábado (11), domingo (12) e nesta segunda-feira (13).
De acordo com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o fenômeno foi observado com forte intensidade em municípios do centro, centro-leste, centro-sul, sudoeste e sul do estado, onde na relva, ou seja, rente ao solo, a temperatura chegou a marcas de quase -20°C matando as culturas.
Produtores rurais com a safrinha em pleno desenvolvimento, principalmente de milho, tiveram grandes perdas com a geada consecutiva. Em propriedades na região de Guarapuava, a perda foi total.
Também houve registro de mortes de aves em diversas granjas e que não resistiram ao frio intenso, inclusive com sistema de aquecimento, mas que não deu conta de tamanho frio nas propriedades.
Dados meteorológicos
Nesta segunda-feira, ápice de atuação da onda de frio que se instalou sobre o estado, a menor temperatura mínima oficial foi registrada no município de General Carneiro, com apenas -7,1°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nos dias anteriores, como base para distinguir o poder de atuação dos dois pulsos de ar polar que avançaram para o estado, a temperatura mínima chegou a -4,5°C (08), -5,0°C (09), -4,4°C (10), -4,9°C (11), -6,9°C (12) e -7,1°C (13).
Fonte: De olho no tempo

